XIV CONGRESSO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Diálogos de saberes e conhecimento com compromisso social II CONGRESO CENTRO-AMERICANO DE COMPROMISSO SOCIAL Para o vínculo da universidade com a sociedade
  • Quando 05/06/2017 08h00 até 09/06/2017 18h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Onde Manágua, Nicarágua
  • Adicionar evento ao calendário iCal
A União Latino-Americana de Extensão Universitária, o Conselho Superior Universitário Centro-Americano e o Conselho Nacional de Universidades convidam ao XIV Congresso Latino-Americano e do Caribe de Extensão Universitária, chamado “Diálogo de saberes e conhecimentos com compromisso social”, e ao II Congresso Centro-Americano de Compromisso Social para a vinculação da universidade com a sociedade, que se realizaram nos dias 5, 6, 7, 8 e 9 de Junho de 2017 na cidade de Manágua, Nicarágua.

Nos dois congressos se propõe compartilhar em um espaço de debate, os processos integrais e integradores da função de extensão universitária com a participação ativa de seus atores,
para caracterizar a pertinência da simbiose universidade- sociedade no contexto latino americano e caribenho.

Eixos temáticos:

• Universidade, organizações sociais e desenvolvimento territorial
  • Desenvolvimento local e regional, saúde integral, habitat, economia social e solidaria, produção e desenvolvimento sustentável, entre outras.
  • Hierarquização da extensão universitária
  • Inclusão da extensão no currículo, comunicação e difusão, integralidade das funções, gestão da extensão universitária, extensão na função do ensino, aportes à gestão universitária, entre outras.
  • Inovação, desenvolvimento e políticas públicas
  • Vinculação tecnológica, ciência e sociedade, tecnologia e produção, tecnologia e inserção laboral, inclusão digital, políticas públicas locais e nacionais, entre outras.
  • Educação, comunicação e cultura
  • Comunicação popular e alternativa, cultura, educação popular, inclusão educativa, educação e TIC, entre outras.
  • Inclusão, diversidade e direitos humanos
  • Identidades sociais, diversidade cultural, povos nativos, gênero, diversidade sexual, as deficiências, os contextos de encerro, adultos maiores, infância, adolescência e família, violência institucional, arte, deporte, entre outros.
  • Integração regional e processos de internacionalização da extensão universitária
  • Redes interinstitucionais, integração regional y soberania, internacionalização da educação superior, entre outros.
E-mails:

congresoextension2017.nic@cnu.edu.ni